Notícias

Notícias
Simposio de Bioclimatologia, Ambiencia e Bem-Estar Animal no Congresso Zootecnia Brasil
16/10/2018
Fonte: SBBiomet

Simposio de Bioclimatologia, Ambiencia e Bem-Estar Animal no Congresso Zootecnia Brasil

O Congresso Zootecnia Brasil ocorreu entre os dias 27 e 30 de agosto de 2018, em Goiânia – GO. Com mais de três mil participantes, o evento teve como tema central: construindo saberes, formando pessoas e transformando a pecuária nacional. O evento contou com 13 simpósios e outras atividades de abrangência internacional. Dentre os 13 simpósios que ocorreram, destaca-se o Simpósio de Bioclimatologia, Ambiência e Bem-Estar Animal, que foi moderado pelo Prof. Dr. Marcos Chiquitelli Neto, presidente da Sociedade Brasileira de Biometeorologia. O simpósio contou com diversas palestras, abrangendo os mais diversos temas da área, sendo eles:

  • Organização e Fortalecimento da grande área “Bioclimatologia, Ambiência, Comportamentoe Bem-Estar Animal”;

Prof. Dr. Marcos ChiquitelliNeto - Universidade Estadual Paulista
Prof. Dr. Alex Sandro Campos Maia

  • Novas perspectivas no planejamento experimental de ruminantes sob a luz do temperamento animal;

Prof. Dr. Marcos ChiquitelliNeto - Universidade Estadual Paulista

  • Apresentação de trabalhos orais;

Prof. Dr. Edilson Paes Saraiva - Universidade Federal da Paraíba

  • Sombreamento e seus impactos nas respostas fisiológicas, comportamentais, produtivas e noBem-Estar de Animais de produção;

Prof. Dr. Alex Sandro Campos Maia - Universidade Estadual Paulista

  • Respirometria: Estudos dos gases respiratórios (O2, CO2 e CH4)e suas relações com o equilíbrio térmico e meio ambiente;

Profa Dra. Sheila Tavares Nascimento - Universidade de Brasília 
Dr. Vinícius de França Carvalho Fonsêca - Universidade Estadual Paulista

  • Um olhar prático na avaliação do Bem-Estar Animal na Suinocultura.

MSc. Filipe Antonio Dalla Costa - UNESP-FCAV

O Simpósio de Bioclimatologia, Ambiência e Bem-Estar Animal contou com aproximadamente 60 inscritos, porém houve uma alta demanda e muitas pessoas participaram das palestras em pé e outras pessoas esperavam uma vaga do lado de fora da sala. Foi o único simpósio que contou com um número máximo de participantes até o final das apresentações. Estes resultados demostram a grande importância e interesse da área de Bioclimatologia e bem-estar, para os profissionais e estudantes da área de Produção Animal.

Vale ressaltar ainda que a Sociedade Brasileira de Biometeorologia foi amplamente representada na cerimônia de abertura do evento, com a participação do presidente da sociedade, Prof. Dr. Marcos Chiquitelli Neto.

A Sociedade Brasileira de Biometeorologia agradece a participação de todos no evento e no simpósio. E também aguarda a presença de todos no VIII Congresso Brasileiro de Biometeorologia, Ambiência, Comportamento e Bem-Estar Animal que acontecerá em Jaboticabal – SP em 2019.